sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR

Foi inaugurada pela prefeitura em 1975 no bairro Cristo Redentor, hoje Bela Vista, na região central da cidade, na administração do então prefeito Paulo Stefenoni. Construída pelo arquiteto, desenhista, pintor e escultor autodidata, Antonio Francisco Moreira, é considerada a segunda maior estátua do Brasil, ficando atrás apenas do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, perdendo por apenas 2,5 metros.
Após a sua inauguração correu um boato na cidade de que a estátua era amaldiçoada, mas anos mais tarde foi desmistificado esse boato por membros da igreja católica. O que ocorreu de fato é que na época da sua construção o pároco de Colatina, o cônego Maurício de Matos Pereira, protestou contra o projeto em razão da pobreza da região em que foi construído o monumento, pensando esse, que todo o dinheiro, que não foi pouco, investido na obra deveria ser convertido em projetos sociais na comunidade.


A sua construção foi iniciada em 1974. Tem altura total de 35,5 metros, a altura da estátua é de 20 metros, o pedestal tem 15,5 metros de altura.


Na época da construção Moreira foi chamado de ''artista operário''. Tinha 54 anos, nascido no município de Guaçuí, sul do Espírito Santo, e era de origem humilde. Órfão de pai desde o primeiro ano de vida, começou a trabalhar ainda menino para ajudar no sustento da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário