quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

UM POUCO DA HISTÓRIA DE COLATINA

http://comunidadecolatinense.blogspot.com.br/2013/12/um-pouco-da-historia-de-colatina.html

Em fins do século XIX e início do século XX,na época habitada pelos índios botocudos , os imigrantes europeus , principalmente italianos e alemães, começaram a chegar em Colatina emancipada em 1921, seu nome é uma homenagem à esposa do ex-governador do Estado Muniz Freire.Dona Colatina, que viajou para vários países e falava cinco idiomas,encantou-se pelo lugar e pediu que seu nome fosse dado à antiga vila de Santa Maria.

Em 1923, os vapores Tupy, Tamoyo e Juparanã inauguraram a navegação pelo Rio Doce. A partir de 1928, com as construções do hospital Silvio Ávidos, da Ponte Florentino Avidos, e da Estrada de ferro Vitória - Minas, deu-se inicio ao desenvolvimento do Município.

Na década de 50, Colatina foi a maior produtora mundial de café, e nos anos 70 teve início o processo de industrialização que a coloca hoje como uma das maiores economia do Estado, comum enorme potencial de expansão.

A importância de Colatina na história capixaba pode ser medida também pelas dimensões territoriais: 1/4 do Estado, ou 10.410 quilômetros quadrados formavam o município de Colatina. Hoje, a dimensão territorial corresponde a 3,88% do território do Estado do Espírito Santo.

O título carinhoso de Princesa do norte deveu-se à exuberância da natureza regional na época em que floresceu as margens do rio doce. Também Princesa por destacar-se como centro do meio norte espírito-santense, nas áreas política, econômica, cultural e de saúde. Princesa por ser centro urbano de destaque entre as cidades da região.

Alguns pontos turísticos de Colatina: a estátua do Cristo Redentor, o Horto Florestal, a Avenida Beira Rio, o Por do Sol, Lagoa Batista, Cachoeira do Oito, Cachoeira da Onça, Cachoeira do Onze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário