domingo, 3 de novembro de 2013

Colatina e a E. F. Vitória a Minas (A retirada dos trilhos do centro de Colatina)

O prefeito Paulo Stefenoni no início da retirada dos trilhos.
A Estrada de Ferro Vitória a Minas trouxe para Colatina o progresso, que se expandiu rapidamente de forma irregular, vindo a se tornar uma grande cidade, que acabou comprimindo os trilhos na década de 60 e 70. Com isso, a passagem do trem pelo centro da cidade, causava grande admiração por todos. As fortes buzinadas do trem de minério vindo carregado de Minas Gerais, ao se aproximar da cidade, indicava que o centro da cidade iria parar e ficar dividida durante a passagem do gigantesco trem, e a confusão se aumentava quando o trem parava para realizar manobras.

 Durante a passagem do trem, as buzinadas eram intensas através dos diversos cruzamentos, sendo que muitas vezes alguns veículos tentavam driblar o trem, entrando na frente, fato que causou vários acidentes, onde o trem atropelou vários veículos que desobedeciam a sinalização, em algumas vezes o trem nem parava, seguia em frente sem nenhum problema. Conta um antigo comerciante que certa vez, um caminhão gaiola carregado com bois entrou na frente do trem de minério, onde o pesado trem partiu o caminhão, jogando-o de lado, sendo que alguns bois morreram no local e outros assustados entravam pelas lojas da cidade, uns bois entravam por uma porta e saiam pela outra, só dava comerciante fechando as portas das lojas, foi uma confusão tremenda! O trem nem parou no local! Relatou Elzo Gama, antigo comerciante Colatinense. Assim era na década de 70.
O trem trouxe o progresso, mas a cidade não respeitou os limites do trem! 
Carregamento de madeira em Colatina.
 
Foto aérea de Colatina onde é possível ver o pátio ferroviário com um triângulo de reversão.

Colatina anos 70

“Trem da EFVM carregado com bobinas de aço realizando manobras no centro de Colatina na década de 70, onde alguns guardas impediam que pedestres pulassem ou passassem por baixo do trem. A cidade ficava paralisada, aguardando a saída do trem. Observe na foto a grande multidão aguardando a saída do trem para passar para o outro lado, juntamente com alguns veículos.”  
Trem de Minério em Colatina / Anos 70

Na década de 70, foi executado um grande empreendimento na Estrada de Ferro Vitória-Minas, trata-se de sua duplicação, um fato que transformou radicalmente todo o traçado da ferrovia, passando a ser a primeira ferrovia totalmente duplicada do Brasil. Equipamentos e sistemas de última geração foram criados exclusivamente pela tecnologia japonesa para o novo e inédito controle de tráfego dos trens da EFVM, passando a ser uma das ferrovias mais modernas e seguras do mundo. A duplicação da ferrovia foi um marco na era da Companhia Vale do Rio Doce. Com a duplicação, foi projetado um novo traçado para a passagem dos trens pela cidade de Colatina, assim como em algumas outras cidades ao longo da ferrovia.

Com a duplicação da ferrovia nos meados da década de 70, a linha saiu do centro da cidade, sendo construída uma variante, que contou com a construção de duas pontes e dois túneis. A estação ficou localizada numa distância de 3 Km do centro da cidade. Hoje possui dois horários de trens: Às 9:29hs, o trem chega de Vitória e prossegue para Belo Horizonte. Às 18:00hs, outro trem chega de Belo Horizonte e prossegue para Vitória.

Fotos históricas do último trem a passar pelo centro de Colatina e da retirada da linha:
 
Último trem
O último trem passando pelo centro de Colatina.
O prefeito chega a bordo do último trem para o início da retirada dos trilhos.

O prefeito Paulo Stefenoni no início da retirada dos trilhos.
A locomotiva G12 retira os trilhos que ela tanto passou.
O que restou da ferrovia antiga:
Pelos caminhos por onde foi construída a primeira ferrovia (traçado original de Pedro Nolasco), só resta mato e uma pequena trilha utilizada por moradores da região. São vários cortes feitos na rocha que indicam a passagem do trem, podendo ver em alguns pontos pedaços de trilho enfiados no chão. Ao passar por este caminho, a sensação é de uma viagem ao passado. Em uma localidade, distante uns 5 Km do centro de Colatina, encontra-se um antigo vagão de madeira que foi utilizado há mais de 60 anos na EFVM, segundo informações, é o único vagão antigo original da EFVM. O pequeno vagão é igual o modelo do vagão de cargas que encontra-se no museu da CVRD em Vitória-ES. Também encontra-se nessa mesma localidade, uma caixa d'água que foi há muitos anos utilizada no abastecimento de uma pequena estação e das locomotivas a vapor da EFVM, próximo ao Rio Doce.
 

Antigo caminho por onde passava o trem.
Este é o vagão mais antigo da E.F. Vitória a Minas existente.
Antiga caixa d'água para abastecimento de uma estação nas proximidades de Colatina.

Este vagão encontra-se onde era a estação no centro da cidade.
Fim !

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