A E.F Vitória a Minas está totalmente impregnada da personalidade de seu grande realizador e disto irradiará permanentemente um fluído que à envolverá, lembrando o grande e querido chefe, cuja memória terá a constante veneração dos que trabalharam sob sua direção sábia.
Pedro Nolasco praticamente deu início a uma das mais importantes ferrovias do mundo: a “EFVM”, que ao longo dos anos já conseguiu superar vários recordes mundiais, como o da ferrovia mais movimentada do planeta. Na cidade de Colatina, existem 3 estruturas que marcaram distintamente épocas da ferrovia. São 3 pontes que ainda hoje existem, e ficarão ainda por muitos anos a representarem o trem na cidade.
|
Acima: 1.ª ponte da ferrovia em Colatina / A ponte
acima, foi a primeira ponte ferroviária construída na cidade de Colatina, na
época do engenheiro Pedro Nolasco. Hoje ela é utilizada para a passagem de
veículos, com limite de carga de 24 toneladas.
A ponte transpõe o Rio Santa Maria. | |
|
Acima: 2.ª ponte da ferrovia em Colatina / Falaremos mais sobre ela logo abaixo. | |
|
Acima: 3.ª ponte da ferrovia em Colatina / A ponte metálica da
foto foi construída para uma remodelação na ferrovia, quando foram substituídas
as locomotivas a vapor pelas novas e pesadas diesel-elétricas. Essa foi a 3.ª
Ponte ferroviária a ser construída em Colatina, logo com a chegada das novas
locomotivas diesel elétricas B12 e G12. Já passaram por esta ponte até as
pesadas locomotivas DDM de 160 toneladas, GT de 120 toneladas, G16 de 98
toneladas e outras máquinas da ferrovia. Esta ponte
fica distante da primeira, somente uns 200 metros, e também transpõe o Rio
Santa Maria, próximo ao Rio Doce
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário