domingo, 3 de novembro de 2013

Colatina e a E. F. Vitória a Minas (Parte 2)

http://comunidadecolatinense.blogspot.com.br/2013/11/colatina-e-e-f-vitoria-minas-parte-2.html
A E.F Vitória a Minas está totalmente impregnada da personalidade de seu grande realizador e disto irradiará permanentemente um fluído que à envolverá, lembrando o grande e querido chefe, cuja memória terá a constante veneração dos que trabalharam sob sua direção sábia.
Pedro Nolasco praticamente deu início a uma das mais importantes ferrovias do mundo: a “EFVM”, que ao longo dos anos já conseguiu superar vários recordes mundiais, como o da ferrovia mais movimentada do planeta. Na cidade de Colatina, existem 3 estruturas que marcaram distintamente épocas da ferrovia. São 3 pontes que ainda hoje existem, e ficarão ainda por muitos anos a representarem o trem na cidade.
Acima: 1.ª ponte da ferrovia em Colatina /  A ponte acima, foi a primeira ponte ferroviária construída na cidade de Colatina, na época do engenheiro Pedro Nolasco. Hoje ela é utilizada para a passagem de veículos, com limite de carga de 24 toneladas.  A ponte transpõe o Rio Santa Maria. 
Acima: 2.ª ponte da ferrovia em Colatina / Falaremos mais sobre ela logo abaixo.
Acima: 3.ª ponte da ferrovia em Colatina / A ponte metálica da foto foi construída para uma remodelação na ferrovia, quando foram substituídas as locomotivas a vapor pelas novas e pesadas diesel-elétricas. Essa foi a 3.ª Ponte ferroviária a ser construída em Colatina, logo com a chegada das novas locomotivas diesel elétricas B12 e G12. Já passaram por esta ponte até as pesadas locomotivas DDM de 160 toneladas, GT de 120 toneladas, G16 de 98 toneladas e outras máquinas da ferrovia. Esta ponte fica distante da primeira, somente uns 200 metros, e também transpõe o Rio Santa Maria, próximo ao Rio Doce

Nenhum comentário:

Postar um comentário